terça-feira, 23 de agosto de 2011

Projeto incorpora catador a equipe.


Marcio: primeiro catador incorporado ao projeto.
Difícil definir a amplitude e os limites do projeto "Reciclando com Amor". Até que patamar este irá chegar não se pode mensurar. Fácil dizer até onde chegou até o momento. A 2ª etapa do projeto foi alcançada: admitir catadores. 

O primeiro catador admitido pelo projeto chama-se Márcio, e é catador a 5 anos. Outros 3 estarão começando a trabalhar no projeto amanhã.



Equipe de coleta em ação.
Isto mostra que o cunho social do projeto vai além da proteção ambiental. Há também como objetivo tornar um pouco mais digno o trabalho dos conhecidos "catadores". Costumeiramente se vê pelas ruas da cidade homens e mulheres que assumem esta profissão, catando todo tipo de material reciclado que encontram pelo caminho, assim como os que estão dentro das sacolas plásticas depositadas pelos moradores a fim de serem levadas pelo caminhão de lixo.


O projeto em sua 2ª etapa visa possibilitar uma maneira mais digna do trabalho de recolhimento do material reciclado. Vem a ser a coleta na própria casa, com a educação dos moradores para participarem do processo seletivo. O catador será conhecido a partir de agora como "coletor". O mesmo será uniformizado, cadastrado pelo entidade e assim, irá às portas das familias cadastradas a fim de receber o material. Uma maneira mais sociável de fazer o mesmo trabalho.


A Associação de Desenvolvimento Social de Arapiraca (ADSA) pretende organizar uma cooperativa de coletores, através da qual o material será destinado, e eles poderão vender os materiais coletados. Esta cooperativa também ofereça serviços de saúde e de inclusão social para eles e seus familiares.

Dona Telma (moradora da Primavera) com a parte da equipe: "Dar oportunidade aos catadores é algo muito importante para a comunidade", afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário